• Equipe

6 filmes para conhecer o cinema de artes marciais

Em tempos de distanciamento social por conta do novo coronavírus, uma boa alternativa é se permitir conhecer um novo gênero ou tipo de filme que nunca havíamos tido contato antes. Penando nisso, Fernando Cazelli, crítico do portal Querido Cinéfilo, preparou uma lista de seis filmes asiáticos sobre artes marciais, para os leitores que nunca tiveram contato com esse tipo de obra. A lista compreende filmes históricos e modernos que tratam sobre essa temática.


Yip Man - Wilson Yip (2008)

Ip Man cresceu em uma China dividida pelo ódio racial, pelo radicalismo nacionalista e pela guerra. Gênio do wushu, a escola de artes marciais chinesas, ele ganha destaque após participar de diversas lutas contra mestres do wushu e lutadores de kung fu. Já estabelecido como ícone na área, ele passa a treinar jovens aprendizes, entre eles Bruce Lee.

Zui Quan - Woo-Ping Yuen (1979)

Won Fei Hung, estrela como o filho jovem travesso de um mestre de uma escola de artes marciais, que vive fazendo palhaçadas constantemente, quando, na verdade, deveria estar aprendendo kung fu. Depois que seu golpe cômico fere o filho de um homem poderoso, seu pai recruta um tio sádico para ensinar o filho um pouco de autodisciplina. Este homem esquisito, que possui reputação de aleijar seus alunos, tenta ensinar a Fei Hung, um estilo estranho de kung fu. De início, Fei Hung, resiste, mas depois de perder uma luta para um assassino local, que fora contratado para matar seu pai, ele percebe que deve dominar a arte especial do Pugilista Embriagado.

Ging chaat goo si - Jackie Chan (1985)

Após capturar um poderoso chefão das drogas, Chan Ka Kui, um policial exemplar, vira herói e é designado para proteger a única testemunha de acusação do caso. Relutante, Chan aceita a missão, mas acaba "perdendo" a testemunha. Assim, o traficante é solto por falta de provas e, como vingança, arma uma cilada para incriminar o policial, acusando-o de assassinato. Agora, sua habilidade em artes marciais será sua única arma para escapar dos capangas do chefão e limpar o nome.

Shao Lin San Shi Liu Fang - Chia-Liang Liu (1978)

Os inimigos da disnatia Ching, liderados por Ho Kuang-Han, estão secretamente intalados em Canton, disfarçados de mestres de artes-marciais.Durante um brutal ataque da dinastia Manchu,Lui consegue escapar e se concentrar em aprender artes-marciais buscando vingança.Em pouco tempo ele aprende mortais técnicos de golpes com seus punhos, pés e armas diversas (espadas, lanças e bastões).Com seu treinamento completo, Lui parte para a vingança contra a dinastia Manchu.

Lat sau san taam - John Woo (1992)

Em Hong Kong, Yuen, um inspetor de polícia que é normalmente conhecido como Tequila, fica transtornado quando seu parceiro morre em um tiroteio com gângsters em uma casa de chá. Tequila então se une a Alan, um assassino profissional, para vingar o amigo e impedir que esta quadrilha mate gente inocente.

Enter the Dragon - Robert Clouse (1973)

Lee foi recrutado para investigar um torneio organizado por Han, que serve de fachada para a venda de ópio. Roper e Williams lutaram na Guerra do Vietnã e resolveram competir no torneio devido a problemas distintos. Enquanto Roper está fugindo da máfia, devido a dívidas de jogo, Williams está cansado de ser atormentado por policiais racistas e resolveu usar o carro para fugir deles. Lee também entra no torneio e, além de desmascarar Han, tem como objetivo retirar Roper e Williams do local com vida.


Lista por Fernando Cazelli

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo