• Equipe

Personalidades do cinema que faleceram em 2020

Confira aqui a lista de algumas personalidades famosas do cinema que infelizmente faleceram no ano de 2020.

Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Terry Jones, Kirk Douglas, Adelaide Chiozzo, Max von Sydow, Honor Blackman, Sarah Maldoror, Philippe Nahon, Irrfan Khan, Michel Piccoli, Fred Willard, Ian Holm, Ennio Morricone, Naya Rivera, Bruno Candé, Chadwick Boseman, Roger Carel, Conchata Ferrell, Marge Champion, Tom Veiga e David Prowse.


Janeiro

Luiz Parreiras - Ator de cinema, teatro e televisão brasileiro.


Buck Henry - Ator americano, roteirista e diretor. Duas vezes indicado ao Oscar, de Melhor Roteiro Adaptado por The Graduate (1967) e Melhor Diretor por Heaven Can Wait (1978) aao lado de Warren Beatty.


Terry Jones - Ator, realizador e escritor britânico, membro do grupo humorístico Monty Python.


Fevereiro

Gene Reynolds - Ator, roteirista, diretor e produtor estadunidense


Kirk Douglas - Ator, cineasta e autor norte-americano


Joseph Vilsmaier - Cineasta alemão


Zoe Caldwell - Atriz australiana. Venceu quatro vezes o Tony Award. Suas aparições no cinema incluíam A Rosa Púrpura do Cairo (1985), Reencarnação (2004) e Tão Forte e Tão Perto (2011).


Março

Adelaide Chiozzo - Atriz brasileira


Max von Sydow - Ator franco-sueco, conhecido pelos seus trabalhos com o cineasta Ingmar Bergman.


Tonie Marshall - Atriz, cineasta e argumentista franco-americana.


Suzy Delair - Atriz francesa que ficou conhecida pelos seus papéis em L'assassin habite au 21, Quai des Orfèvres e Gervaise.


Stuart Whitman - Indicado para o Oscar de Melhor Ator por seu desempenho em The Mark, como um pedófilo, papel que outros atores recusaram fazer.


Stuart Gordon - Diretor de cinema, roteirista e produtor norte-americano.


Mark Blum - Ator norte-americano no cinema, na televisão e no palco.



Abril

Eddie Large - Comediante britânico


Logan Williams - Ator canadense. Ficou conhecido pelo seu papel em The Flash, onde interpretou Barry Allen quando era jovem.


Jay Benedict - Ator norte-americano que atuou em filmes como Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge e Aliens.


Shirley Douglas - Atriz canadense


Honor Blackman - Atriz britânica, mais conhecida por seu trabalhos na série de sucesso da Tv britânica Os Vingadores e pela bond girl 'Pussy Galore' de 007 contra Goldfinger, realizados nos anos 1960.


Lee Fierro - Atriz norte-americana mais conhecida por interpretar a Sra. Kintner na franquia do filme Tubarão.


Allen Garfield - Ator de cinema e ator de televisão norte-americano.


Sarah Maldoror - Poeta e cineasta francesa do movimento da negritude, tendo sido uma das primeiras mulheres a dirigir uma longa-metragem num país africano.


Brian Dennehy - Ator estadunidense de cinema, teatro e televisão.


Allen Daviau - Diretor de fotografia norte-americano. Foi conhecido por suas colaborações com Steven Spielberg como diretor de fotografia por seu trabalho em E.T.: O Extraterrestre (1982), A Cor Púrpura (1985) e Império do Sol (1987). Ele foi indicado e ganhou vários prêmios, incluindo cinco indicações ao Oscar e duas indicações ao British Academy Film Awards, com uma vitória.


Jacques Rosny - Ator comediante e diretor francês.


Philippe Nahon - Ator francês


Shirley Knight - Atriz norte-americana. Foi indicada duas vezes ao Oscar, em 1961 e em 1962, na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pelos filmes The Dark at the Top of the Stairs e Sweet Bird of Youth respectivamente.


Irrfan Khan - Ator indiano que ficou famoso por seus papéis em Slumdog Millionaire (2008), The Amazing Spider-Man e Life of Pi, em 2012, e Jurassic World, em 2015.


Maio

Flávio Migliaccio - Ator, produtor, diretor e roteirista brasileiro.


Jesus Chediak - Ator, jornalista, teatrólogo e cineasta brasileiro.


Jerry Stiller - Ator e comediante norte-americano com uma longa carreira no cinema e na televisão, conhecido principalmente pelos seus papéis em duas sitcoms, Seinfeld, onde interpretava Frank Costanza, o pai da personagem George Constanza, e The King Of Queens, onde interpreta Arthur Spooner, pai da personagem Carrie Heffernan.


Michel Piccoli - Ator francês, fez parte da história do cinema com interpretações brilhantes em filmes como O Desprezo (1963) de Jean-Luc Godard, A Bela da Tarde (1967) de Luis Buñuel ou A Comilança (1973).


Fred Willard - Ator, comediante, dublador e roteirista norte-americano. Ganhador do Emmy de melhor ator convidado em série dramática em 2013, por sua participação na premiada soap opera The Bold and the Beautiful.


Pilar Pellicer - Atriz mexicana, que começou sua carreira na "Época de ouro do cinema mexicano", no final da Década de 50.


Monique Mercure - Atriz canadense. Em 1977, recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes por seu trabalho em J.A. Martin photographe.


Michelle Rossignol - Comediante e atriz canadense


Dan van Husen - Ator alemão que também atuou em filmes de Hollywood


Junho

Maria Alice Vergueiro - Pedagoga, professora universitária e atriz brasileira de teatro com uma extensa carreira nos palcos, no cinema e na televisão.


Rosa Maria Sardà - Atriz e comediante espanhola. Trabalhou com Pedro Almodóvar.


Ian Holm - Ator britânico. Holm interpretou personagens em conhecidos filmes de grande orçamento, incluindo o hobbit Bilbo Bolseiro na trilogia O Senhor dos Anéis e em O Hobbit.


Joel Schumacher - Diretor de cinema estadunidense.


Suzana Amaral - Cineasta e roteirista brasileira.


Kelly Asbury - Cineasta, roteirista, diretor de animação, dublador, autor e ilustrador de livros infantis estadunidense.


Stuart Cornfeld - Produtor de cinema e ator norte-americano.


Linda Cristal - Atriz argentina. Ela ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz revelação do ano por sua atuação no filme De Folga para Amar (1958).


Louis Mahoney - Ator britânico nascido na Gâmbia, baseado em Hampstead, Londres. Ele era ativista antiracista e ativista de longa data pela igualdade racial dentro da profissão de ator.


Carl Reiner - Ator, cineasta, produtor, escritor, e comediante estadunidense, ganhador de dez prêmios Emmy e um Grammy.


Julho

Ennio Morricone - compositor, arranjador e maestro italiano que escreveu músicas em diversos estilos. Morricone compôs mais de 400 partituras para cinema e televisão, além de mais de 100 obras clássicas. Sua trilha sonora para The Good, the Bad and the Ugly (1966) é considerada uma das trilhas sonoras mais influentes da história[3] e foi introduzida no Grammy Hall of Fame.


Leonardo Villar - Ator brasileiro. Teve atuações marcantes no Cinema Novo, tornando-se reconhecido internacionalmente ao interpretar a personagem Zé do Burro no filme O Pagador de Promessas (1962), de Anselmo Duarte, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e até hoje a única produção brasileira a receber a Palma de Ouro no Festival de Cannes.


Naya Rivera - Atriz e cantora estadunidense, de origem portoriquenha e alemã por parte de pai e portoriquenha por parte de sua mãe. Mais conhecida por seu papel na série televisiva Glee interpretando Santana Lopez.


Kelly Preston - Atriz e modelo estadunidense. Preston ficou conhecida por suas atuações em filmes como A Primeira Transa de Jonathan, Admiradora Secreta, Irmãos Gêmeos e Jerry Maguire.


Galyn Görg - Atriz e dançarina estadunidense, mais conhecida por suas personagens Angie em RoboCop 2; Tenente Maxwell em MANTIS, o primeiro programa de super-heróis negros da televisão, e como Nancy O'Reilly no programa de televisão Twin Peaks.


John Saxon - Ator americano e artista marcial que trabalhou em mais de 200 projetos durante um período de 60 anos. Ficou conhecido por seu trabalho em westerns e filmes de terror, bem como por seu papel como Roper no filme de 1973 Enter the Dragon, no qual ele estrelou junto com Bruce Lee e Jim Kelly. Conhecido por ter interpretado o tenente Donald Thompson no filme de terror slasher de 1984 A Nightmare on Elm Street.


Bruno Candé - Ator português, da companhia de teatro Casa Conveniente. Foi assassinado a 25 de julho, em Moscavide, presumivelmente por motivações racistas.


Alan Parker - Cineasta britânico. Foi também membro fundador do Director's Guild of Great Britain.


Dilma Lóes - Atriz e cineasta brasileira


Agosto

Wilford Brimley - Ator norte-americano. Atuou em filmes como The China Syndrome (1979), The Thing (1982), Remo Williams: The Adventure Begins (1985), Cocoon (1985) e A Firma (1993).


Gésio Amadeu - Ator brasileiro de teatro, televisão e cinema.


Aurora Duarte - Atriz, roteirista, produtora, poetisa e documentarista brasileira.


Chica Xavier - Produtora teatral e atriz de teatro, cinema e televisão brasileira. Mesmo sendo mais conhecida pelo grande público por seus trabalhos nas telenovelas da TV Globo, onde eternizou personagens emblemáticas, atuou no teatro nacional por mais de 60 anos destacando-se como grande personalidade da representatividade negra na arte do Brasil.


Kurt Luedtke - Autor e roteirista estadunidense. Ficou conhecido por seu trabalho em Entre Dois Amores (1985), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, além de Ausência de Malícia (1981) e Destinos Cruzados (1999). Todos os três filmes foram dirigidos por Sydney Pollack.


Linda Manz - Atriz norte-americana mais conhecida por seus papéis em Days of Heaven, Out of the Blue e Gummo.


Ben Cross - Ator britânico de teatro, cinema e televisão, conhecido internacionalmente por ter interpretado o campeão olímpico Harold Abrahams no filme Carruagens de Fogo de 1981.


Allan Rich - Ator, autor e ativista estadunidense.


Chadwick Boseman - Ator, diretor e roteirista estadunidense. Ele era mais conhecido por seus retratos de figuras históricas da vida real, como Jackie Robinson em 42 (2013), James Brown em Get on Up - A História de James Brown (2014) e Thurgood Marshall em Marshall (2017), e por seu retrato como o super-herói Pantera Negra nos filmes do Universo Cinematográfico Marvel, principalmente em Black Panther (2018), Capitão América: Guerra Civil (2016), Avengers: Infinity War (2018) e Avengers: Endgame (2019).


Setembro

Annie Cordy - Cantora, vedete e atriz belga.


Jiří Menzel - Cineasta, ator e roteirista checo.


Diana Rigg - Atriz britânica. Ficou conhecida pelos seus desempenhos como Emma Peel, na série The Avengers, como Teresa di Vicenzo, esposa de James Bond no filme On Her Majesty's Secret Service, e mais recentemente Lady Olenna Tyrell na série Game of Thrones da HBO.


Roger Carel - Ator e dublador francês. É conhecido por dublar a voz original em francês do personagem Asterix.


Sei Ashina - Atriz japonesa.


Michael Lonsdale - Ator francês, trabalhou em produções de seu país por mais de quarenta anos, com um total de cerca de 140 filmes na carreira, com diretores como Alain Resnais, François Truffaut e Luis Buñuel, foi também solicitado para atuar em produções internacionais, sendo mais conhecido por seus papéis do detetive Label em O Dia do Chacal (1973), Hugo Drax em 007 contra o Foguete da Morte (1979), o Abade de O Nome da Rosa (1986) e em Munique, de Steven Spielberg, como Papa, chefe de um clã de espiões e assassinos.


Michael Gwisdek - ator e cineasta alemão. Ganhou o Urso de Prata de melhor ator no 49º Festival Internacional de Cinema de Berlim, por seu papel no filme Nachtgestalten.


Outubro

Cecil Thiré - Ator e diretor brasileiro. Atuou em cinema, teatro e televisão e foi, também, professor de interpretação.


Conchata Ferrell - Atriz e comediante americana, mais conhecida pela sua interpretação da personagem Berta, a governanta da série Two and a Half Men.


Rhonda Fleming - Atriz e cantora norte-americana.


Ryszard Ronczewski - Ator polonês. Apareceu em mais de setenta filmes de 1954 em diante.


Paul Leduc - Cineasta mexicano. Começou a trabalhar com cinema ao final da década de 1960 e durante esse período, passou por um momento de renovação do cinema mexicano, quando aproximou-se do movimento do Cinema Novo brasileiro.


Marge Champion - Atriz, dançarina e coreógrafa estadunidense. Na adolescência, foi contratada pela Disney para ser modelo para o filme Snow White and the Seven Dwarfs. Eles copiaram seus movimentos para dar mais realismo ao filme. Depois, Marge ainda participou de Pinocchio e Fantasia.


Sean Connery - Ator escocês. É famoso desde a década de 1960 pelo papel no cinema do agente secreto do MI6 britânico, James Bond, criado pelo escritor Ian Fleming.


Novembro

Tom Veiga - Coordenador de palco e manipulador do fantoche Louro José.

Charles Gordon


Fernando Solanas - Cineasta e político argentino. Conquistou o prémio de melhor diretor no Festival de Cannes em 1988 com o filme Sur.


Sven Wollter - Ator, escritor e ativista político sueco. Foi premiado como Melhor Ator Sueco duas vezes.


Soumitra Chatterjee - Ator indiano de Bengali, conhecido pelas suas colaborações com o grande realizador indiano Satyajit Ray. Conquistou o National Film Awards de melhor ator em 2006 pelo trabalho em Podokkhep.


David Prowse - Fisiculturista, halterofilista e ator britânico. Ele é mais conhecido por interpretar Darth Vader fisicamente na trilogia original de Star Wars.


Dezembro

Hugh Keays-Byrne - Ator de origem inglesa que mudou-se para a Australia em 1973. Ficou conhecido por seu papel como o motoqueiro Toecutter no filme Mad Max de 1979 e nos anos 2000 pela série de televisão de ficção científica Farscape.


Eduardo Galvão - Ator brasileiro.


Barbara Windsor - Atriz inglesa nomeada a um prêmio BAFTA e a um prêmio Tony.


Tom Lister Jr. - Ator e lutador profissional norte-americano, conhecido por seu papel como Deebo no filme Friday, em O Quinto Elemento (1997) e Batman: o Cavaleiro das Trevas (2008).


Kim Ki-duk - Cineasta sul-coreano, um dos mais conhecidos representantes da vanguarda cinematográfica desse país.


Jeremy Bulloch - Ator britânico, mais conhecido pelo papel do caçador de recompensas Boba Fett na trilogia original de Star Wars.


Christina Rodrigues - Atriz e humorista brasileira. Rodrigues era conhecida por atuar em quadros de humor no Zorra Total.


Nicette Bruno - Atriz brasileira, encarnou Dona Benta durante quatro anos na segunda versão para a TV do Sítio do Pica-Pau Amarelo, ganhando grande notoriedade com este papel.



0 comentário