• Equipe

Quem é Gaspar Noé?

Climax, o novo filme de Gaspar Noé está para chegar nos cinemas no dia 31 de Janeiro no mundo todo e o Blog Querido Cinéfilo preparou uma análise sobre a obra do diretor, que desperta amor e ódio entre o público e a crítica internacional.

Assista ao Trailer:

Gaspar Noé é um diretor de origem argentina, porém mora e dirige filmes na França. Seus filmes são muitas vezes descritos como viscerais, provocativos, desconfortáveis ou agonizantes. Todos esses rótulos podem sim se encaixar nos longas-metragens desse realizador que, além de possuir uma curta filmografia, é extremamente autoral no que faz.

“Eu quero fazer filmes sobre sangue esperma e lágrimas. essa é a essência da vida. um filme deve ser feito disso.” – Murphy (Love, 2015)

O diretor mostra para o espectador aquela realidade que ele prefere não ver, seja a homofobia, xenofobia, misoginia, racismo e violência em certos filmes, porém em outras ocasiões ele explora conceitos e construções como o amor e a morte (ou o que acontece depois dela).


Cenas agressivas, narrativas não convencionais e não lineares, perspectiva cinematográfica em primeira pessoa, metalinguagem, viagens psicodélicas, mixagem de som e música pulsantes, experiências extra corporais, iluminação e cores inventivas e constantemente sendo protagonistas da mise-en-scène são apenas algumas das técnicas usadas por Noé para criar uma experiência única para quem assiste a um de seus filmes. Com toda certeza você não será o mesmo após assistir um desses filmes.


Confira a lista dos filmes dele:


Sozinho Contra Todos (Seul contre tous) - 1998

A figura central da trama é o açougueiro, saído do curta-metragem "Carne", também do diretor Gaspar Noé. Essa criatura violenta, petrificada, fica vagando por labirintos obsessivos repletos de recalques, ódio contra estrangeiros e homossexuais, com a sempre onipresente figura da filha que ele deseja de maneira doentia. (Fonte)


Irreversível (Irréversible) - 2002

O filme narra, de trás para frente, a história de uma vingança de dois amigos desesperados, Marcus e Pierre, saindo pelo submundo de Paris à procura do homem que teria estuprado e espancado Alex, a atual namorada de Marcus e ex-namorada de Pierre. (Fonte)


Enter The Void - Viagem Alucinante (Enter The Void) - 2009

Oscar e Linda vivem atualmente em Tóquio. Ele sobrevive através de pequenos negócios como traficante e ela como uma stripper em uma boate. Durante um ataque policial, Oscar é atingido por uma bala. Seu espírito, então, viaja pela cidade e suas visões começam a ficar cada vez mais caóticas e apavorantes. Passado, presente e futuro se misturam em um redemoinho alucinante. (Fonte)


Love (Love) - 2015

Murphy está frustrado com a vida que leva, ao lado da mulher e do filho. Um dia, ele recebe um telefonema da mãe de sua ex-namorada, Electra, dizendo que ela está desaparecida há meses. Mesmo sem a encontrar há anos, a ligação desencadeia uma forte onda saudosista em Murphy, que começa a relembrar fatos marcantes do relacionamento que tiveram. (Fonte)


Climax (Climax) - 2018

Nos anos 90, um grupo de dançarinos urbanos se reúnem em um isolado internato, localizado no coração de uma floresta, para um importante ensaio. Ao fazerem uma última festa de comemoração, eles notam a atmosfera mudando e percebem que foram drogados quando uma estranha loucura toma de conta deles. Sem saberem o por que ou por quem, os jovens mergulham num turbilhão de paranoia e psicose. Enquanto para uns, parece o paraíso, para outros parece uma descida ao inferno. (Fonte)


Escrito por Gabriel Pinheiro.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo